top of page
  • Foto do escritorDra. Luana Pais

Dor de ouvido. O que pode ser e como tratar?

Principais causas e o que fazer


A dor de ouvido é um sintoma que surge, principalmente, após introduzir água ou objetos, como cotonetes e palitos, no canal auditivo, que podem provocar uma infecção do ouvido ou rompimento do tímpano. Porém, outras causas incluem problemas na mandíbula, garganta ou crescimento de um dente, por exemplo.

Para aliviar a dor de ouvido em casa pode-se colocar uma bolsa de água morna junto ao ouvido ou descansar sentado, em vez de deitado, para reduzir a pressão no ouvido. No entanto, os tratamentos caseiros só devem ser utilizados para aliviar a dor até à consulta com o médico otorrinolaringologista ou clinico geral, no caso do adulto, ou o pediatra, no caso dos bebês e crianças, para iniciar o tratamento mais adequado.


Algumas causas de dor no ouvido são:

1. Infecção do ouvido

A infecção no ouvido, também conhecida como otite, é caracterizada por dor no ouvido, coceira, febre e presença de secreção ou acúmulo de líquido no ouvido. Em alguns casos, o microrganismo responsável pela infecção do ouvido também pode ser da garganta, após uma inflamação local, com sintomas como dor, desconforto e dificuldade para engolir, por exemplo.


O que fazer: pode-se tomar também analgésicos, como o paracetamol, ou anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, por exemplo. No entanto, caso a infecção não passar sozinha ou os sintomas serem bastantes desconfortáveis, é importante ir ao otorrino para que seja feita uma avaliação do ouvido e iniciar o tratamento mais adequado, que normalmente é feito com antibióticos.

2. Entrada de água

A dor de ouvido causada pela entrada de água é muito comum em pessoas que praticam natação, mas também pode ocorrer durante o banho ou no uso de piscinas, banheiras ou banho de mar, por exemplo, e pode ser acompanhada de secreção no ouvido ou perda da audição.

O que fazer: para aliviar a dor de ouvido causada pela entrada de água, pode-se colocar uma bolsa de água morna junto ao ouvido durante 15 minutos e tomar anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, ou analgésicos, como o paracetamol ou dipirona, por exemplo. Além disso, inclinar a cabeça para o lado do ouvido que está com água pode ajudar a água sair e aliviar a dor.

3. Diferença de pressão

Quando há diferença de pressão, como o que acontece quando o avião está decolando ou aterrissando, por exemplo, pode haver dor de ouvido e sensação de que o ouvido está tapado, o que pode ser bastante desconfortável.

O que fazer: uma opção para aliviar o desconforto e evitar a dor de ouvido causada pela diferença de pressão é mascar chiclete ou bocejar nesses momentos. No caso do bebê, amamentar, dar uma mamadeira de água ou chupeta são boas formas de aliviar a dor.

4. Alterações articulares

Alguns problemas envolvendo articulações, como artrite ou deslocamento da articulação da mandíbula, por exemplo, também podem causar dor de ouvido, além de também haver dor no local da articulação acometida. No caso de ser devido a problemas na articulação da mandíbula, a ATM, por exemplo, pode surgir também dor ao abrir a boca para bocejar ou mastigar, dor de cabeça, por exemplo.

O que fazer: uma forma de aliviar a dor é colocar uma compressa de água morna junto do ouvido e da articulação. No entanto, o mais recomendado é que o otorrino seja consultado para que sejam feitos exames mais específicos e seja iniciado o tratamento mais adequado.

5. Amigdalite

A amigdalite é a infecção da garganta que pode ser devido à presença de bactérias, vírus ou fungos e que pode causar dor e desconforto na garganta. Além disso, a infecção pode afetar o ouvido, por ser uma região próxima da garganta, causando dor de ouvido.

O que fazer: nestes casos, é aconselhado consultar o médico para iniciar o tratamento com analgésicos ou anti-inflamatórios. Pode ainda ser necessário recorrer ao uso de antibióticos, como a amoxicilina, por exemplo, no caso da amigdalite ser causada por bactérias.

6. Nascimento do siso

O dente siso quando nasce pode provocar inflamação e infecção no local do dente, que fica próximo à articulação da mandíbula, e essa dor pode ser refletida no ouvido, causando a dor de ouvido.


O que fazer: a dor de ouvido provocada pelo nascimento do siso, não necessita de nenhum tratamento específico e melhora ao tratar o siso. No entanto, para aliviar o desconforto, pode-se aplicar bolsa de água morna na mandíbula e no ouvido, por 15 a 20 minutos 3 vezes ao dia e tomar anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, ou analgésicos, como a dipirona ou o paracetamol, por exemplo. Em casos de infecção do siso pode ser necessário o uso de antibióticos prescritos pelo dentista. Em alguns casos, o dentista pode recomendar cirurgia para tirar o siso.

7. Problemas nos dentes

Além do crescimento do siso, outros problemas nos dentes como abcesso, cárie ou bruxismo podem provocar dor de ouvido porque os nervos dos dentes ficam muito próximos ao ouvido.

O que fazer: a bolsa de água morna aplicada por 15 minutos e analgésicos, como o paracetamol ou dipirona, podem aliviar a dor do ouvido. No entanto, deve-se consultar o dentista para tratar o problema no dente, que pode ser uma obturação para cárie, uso de antibióticos para o abcesso ou uma placa dentária para o bruxismo, por exemplo.

8. Rompimento do tímpano

O rompimento do tímpano pode acontecer por infecções graves no ouvido, por traumas como perfuração por hastes flexíveis ou algum outro objeto, como introduzir a tampa da caneta no ouvido, ou pode acontecer por pressão forte no ouvido ao pular na piscina, por exemplo.

A dor de ouvido por rompimento do tímpano pode ser acompanhada por outros sintomas como sangramento, perda da audição ou sensação de barulho no ouvido.

O que fazer: deve-se procurar ajuda médica de um otorrino para o tratamento mais adequado que pode incluir o uso de antibióticos, por exemplo. Nos casos mais graves ou se não ocorrer melhora do tímpano em 2 meses, pode ser necessário fazer cirurgia.

9. Micose no ouvido

A micose no ouvido, também conhecida como otomicose, é uma infecção no ouvido causada por fungo que pode gerar dor e outros sintomas como coceira, vermelhidão e diminuição da audição em alguns casos.

Esse tipo de micose é mais comum em pessoas com diabetes descontrolada e nadadores já que a umidade constante nos ouvidos pode favorecer o desenvolvimento de fungos.

O que fazer: para aliviar a dor de ouvido deve-se evitar coçar ou introduzir hastes flexíveis para tentar limpar o ouvido. É importante consultar com um otorrino que deve fazer uma limpeza no ouvido e indicar o uso de medicamentos antifúngicos em gotas para usar direto no ouvido ou comprimidos de antifúngicos por via oral.

10. Sinusite

A sinusite é uma inflamação dos canais nasais que pode ser provocada por doenças alérgicas ou infecções por vírus, fungos ou bactérias e causa acúmulo de secreção que pode afetar os ouvidos, causando dor.

O que fazer: deve-se beber muito líquido para ajudar a eliminar a secreção do nariz, aliviando a pressão no rosto e a dor de ouvido ou lavar o nariz com soro fisiológico para remover as secreções nasais. Pode-se tomar anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, por exemplo, para melhorar a dor de ouvido e tratar a sinusite. Nos casos de sinusite por infecção bacteriana, deve ser consultado um otorrino para fazer o tratamento com antibióticos.

11. Labirintite

A labirintite é uma inflamação que pode ser causada por infecção da estrutura interna do ouvido e pode causar dor de ouvido e outros sintomas como zumbido, tontura, enjôo e perda de equilíbrio.

O que fazer: para melhorar a dor de ouvido, deve-se tratar a labirintite, fazendo repouso para evitar a perda de equilíbrio e pode-se usar medicamentos como o dimenidrinato (Dramin) para diminuir os enjôos ou a betaistina (Labirin ou Betina) para melhorar o equilíbrio e a inflamação do labirinto. Nos casos de labirintite por infecção pode ser necessário o uso de antibióticos prescritos pelo médico.

12. Diabetes

O diabetes pode causar o enfraquecimento do sistema imunológico e aumentar o risco de dor no ouvido causada por infecções. Geralmente, a dor de ouvido pode estar acompanhada de outros sintomas como diminuição da audição, formação de secreção ou mau cheiro no ouvido, por exemplo.

O que fazer: neste caso, deve-se procurar um otorrino para tratar a infecção, dependendo da causa. É importante manter o açúcar no sangue controlado para evitar complicações do diabetes, como infecções, retinopatia ou o pé diabético, por exemplo.


20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page